O NOVO FAP VEM AÍ! DIVULGAÇÃO 2026

O NOVO FAP VEM AÍ! 
DIVULGAÇÃO FAP 2026
 

Em Setembro, o Ministério da Economia irá disponibilizar as informações referentes ao cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) com vigência em janeiro de 2026. Ele incidirá na folha de pagamento de todos os estabelecimentos vinculados ao CNPJ. Os insumos considerados na composição estarão disponíveis para consulta no site:
Fator Acidentário de Prevenção (FAP)
As divergências quanto aos elementos previdenciários poderão ser contestadas, somente no mês de novembro/2025 e, exclusivamente, por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site do FAP.

Os elementos que poderão ser questionados são:
  • Benefícios previdenciários especialmente acidentes de trajeto;
  • Massa salarial;
  • Número médio de vínculos;
  • Taxa média de rotatividade.

O prazo para contestação é curto, por isso o acompanhamento mensal das ocorrências que compõem o FAP é fundamental.

Para auxiliar as empresas na gestão de FAP-RAT-NTEP, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com os sindicatos patronais, disponibiliza a Central de Inteligência, formada por um time de especialistas que orienta e apoia a indústria no acompanhamento e gestão dos insumos que compõem o FAP.
Solicite o código para acesso a Central de Inteligência

O SINDIBOR utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.