O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (SINBORSUL), contando com o importante apoio da FIERGS e, em parceria com o Conselho de Relações do Trabalho (CONTRAB) e a Unidade de Desenvolvimento Sindical (UNISIND) do Sistema FIERGS, promoveu na quinta-feira, dia 02 de outubro, o evento voltado ao Trabalho Seguro no Setor da Borracha - Desafios, Diálogos e Soluções para a Aplicação da NR-12, que trata da segurança no uso de máquinas e equipamentos nas indústrias. O encontro ocorreu no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, com três apresentações, que mobilizaram empresários, técnicos e representantes dos sindicatos em torno dos desafios e soluções para a prevenção de acidentes e adoecimentos ocupacionais. O objetivo foi promover a conscientização da importância de manter boas práticas de gerenciamento de riscos ocupacionais, por meio de ações coordenadas de gestão de riscos para garantir um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.
Ao saudar cerca de 130 participantes, o presidente do SINBORSUL, Sérgio Luiz Ferandin, registrou um agradecimento especial aos ilustres palestrantes, que além de abrilhantar o evento, compartilharam conhecimentos, nesta manhã destinada ao diálogo, ampliando as informações sobre o trabalho seguro no setor da borracha. “O SINBORSUL tradicionalmente está sempre atento em abastecer as associadas e filiadas com conhecimentos relevantes, que possam fazer a diferença no dia a dia das empresas. O tema em pauta visa orientar de forma segura e legal este importante segmento para a segurança das equipes de trabalho e o pleno desenvolvimento da nossa economia”, destaca Sérgio.
PROGRAMAÇÃO - O engenheiro de Segurança do Trabalho, auditor-fiscal do Trabalho (SRTE/RS) e professor da FAMED/UFRGS, Luiz Alfredo Scienza, abordou o tema O trabalho no setor da borracha pode adoecer as pessoas? provocando reflexões sobre os principais riscos invisíveis presentes no ambiente fabril. Na sequência, a advogada Gisele de Morais Garcez, especialista em Direito do Trabalho e Relações Sindicais, além de conselheira da FIERGS, apresentou o tema NR-12: aspectos a serem observados trazendo um panorama técnico e jurídico das exigências legais para o uso seguro de máquinas e equipamentos. Encerrando a programação, o engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Lucio Debarba, auditor-fiscal do Trabalho desde 2007, falou sobre Segurança dos trabalhadores na interação com máquinas do setor de borracha, com destaque para estratégias práticas de adequação e fiscalização. Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com os palestrantes, compartilhando experiências e dúvidas sobre a implementação da NR-12 nas indústrias do segmento. Entre os participantes, que estiveram prestigiando este evento: o assessor jurídico do SINBORSUL, do SINDIMETAL RS e de inúmeras entidades patronais da indústria, conselheiro do CONTRAB/ FIERGS; sócio fundador do Escritório Garcez Advogados Associados, dr. Edson Morais Garcez; gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Novo Hamburgo, Sérgio Oliveira; executivo do Conselho de Relações do Trabalho, Fábio Müller Vieira, representando, neste evento, o coordenador do CONTRAB, e diretor do CIERGS, Guilherme Scozziero Neto; presidente executivo do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (SINDIBOR), Reynaldo Lopes Megna, representando, neste ato, o presidente Marcelo Zaidan; gerente de Operações do SENAI/ ISI - Polímeros, Jordan Gheler Júnior; gerente de Operações SENAI São Leopoldo, Sandro Lima Bernieri; gerente Técnico de Tecnologia e Inovação, do SENAI, Éverton Amaral; diretores do Sistema FIERGS; executivos dos sindicatos industriais patronais; e conselheiros (as) do CONTRAB.
|