Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Conselho de Gestão de Políticas de Comércio Exterior (GECEX) discutiu 27 pedidos de aumento do imposto de importação de insumos químicos relacionados ao setor de artefatos de borracha, que permaneciam na pauta da CAMEX.
A Abiarb, em um trabalho técnico minucioso, apresentou contestações detalhadas para cada um desses pleitos e conduziu reuniões com todos os Ministérios integrantes do GECEX, defendendo a importância do indeferimento das propostas de elevação tarifária.
O resultado desse esforço foi amplamente positivo: com exceção de um único item, todos os pedidos de indeferimento apresentados pela Abiarb foram acolhidos. O único produto que permanece em análise pela CAMEX é o Estireno (NCM 2902.50.00), cuja decisão será tomada em futura deliberação.
Esse trabalho de defesa comercial realizado pela Abiarb evitou um potencial aumento nos custos das matérias-primas essenciais à indústria de artefatos de borracha, estimado em cerca de 600 milhões de reais por ano. Esse resultado reafirma nosso compromisso em proteger a competitividade e a sustentabilidade do setor.
Confira aqui as deliberações da 220ª Reunião do GECEX. |