O IMPACTO DOS PADRÕES PRIVADOS SOBRE AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

NOVO ESTUDO: O IMPACTO DOS PADRÕES PRIVADOS SOBRE AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SETORES SELECIONADOS

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) acaba de lançar uma publicação que examina o impacto dos padrões privados sobre as exportações brasileiras. O documento foi elaborado com base em estudos de caso dos setores de alimentos, café solúvel, luminárias e têxtil e de confecção.

ACESSE AQUI O ESTUDO

Padrões privados correspondem a um conjunto de regras, elaboradas por organismos privados, que podem ser aplicadas à produção e à prestação de bens e serviços. Embora sejam juridicamente voluntários, esses requisitos podem configurar fator obrigatório no acesso a mercados. O tema tem adquirido crescente relevância para a indústria brasileira, em virtude da atualidade das discussões sobre meio ambiente e seus impactos na produção e nas exportações do país.

Nesse contexto, o estudo recém-publicado pela Fiesp busca qualificar os aspectos que afetam as exportações brasileiras dos setores avaliados. A análise permitiu concluir que:

 

1. Padrões privados são exigidos com maior relevância em economias desenvolvidas;

2. Há prevalência de exigências relacionadas à promoção de negócios sustentáveis e à garantia de direitos humanos e trabalhistas;

3. Os principais obstáculos impostos ao cumprimento dessas exigências incluem os custos de adequação da produção e a ausência de harmonização com outros padrões; e

4.  Os ganhos observados com a adequação aos requisitos  estão relacionados ao acesso a mercados de nicho e à melhora na qualidade e segurança dos produtos.


Espera-se que o estudo contribua para o aumento da sensibilização sobre o tema, para o fortalecimento do diálogo técnico sobre padrões privados e para a mitigação de eventuais efeitos nocivos resultantes dessas exigências.


Fonte: FIESP

O SINDIBOR utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.